Escolhendo a minha profissão

Parceria entre a Pró-Reitoria de Ensino e Graduação e o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão

A Universidade Estadual de Roraima (UERR), por meio do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão e Pró-Reitoria de Ensino e Graduação, oferece a palestra “Escolhendo a minha profissão: Orientação Profissional para Alunos do Ensino Médio das Escolas Estaduais do Município de Boa Vista – Roraima” que tem como objetivo levar o jovem da Educação Básica a pensar sobre a sua escolha profissional, fruto de um processo de desenvolvimento pessoal e autodescoberta. O evento em questão se trata de ação em que a UERR se fará presente para promover palestra nas escolas estaduais da Educação Básica do Município de Boa Vista em que funcionam turmas do Ensino Médio, preterivelmente do 3º ano. O objetivo primeiro da ação está em oferecer informações sobre as profissões, a universidade e o mercado de trabalho, e refletir sobre a importância do trabalho e sua função na sociedade.

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão – NAI da Universidade Estadual de Roraima – UERR, em conjunto com a Pró-Reitoria de Ensino e Graduação, elaborou o projeto “Escolhendo a Minha Profissão: Orientação Profissional para Alunos do Ensino Médio das Escolas Estaduais do Município de Boa Vista – Roraima” com o objetivo de fomentar o interesse de estudantes do ensino médio desta cidade a cursar uma graduação com base nas suas habilidades e vocações fazendo escolhas conscientes. O projeto em questão se justifica pela observação do aumento do índice de evasão dos alunos da Educação Básica no período de isolamento social causado pela Pandemia do COVID, bem como pós isolamento social. Ainda cabe apontar que, parte da causa do abandono do ambiente escolar, nesse período, se deve ao fato dos estudantes acima de 13 anos precisarem trabalhar para complementar a renda familiar. Mesmo retomadas as atividades estudantis presenciais, o jovem regressa para a escola, mas permaneceu com a necessidade de se manter em atividade laboral que se tornou seu objetivo principal. Essa movimentação fez com que o estudante ignora a importância do ingresso na Educação Superior. Diante do quadro apresentado e objetivando a formação do cidadão para o mercado de trabalho, a Universidade Pública precisa desenvolver ações eficientes que contribuam para que a busca de formação superior e inserção adequada no mercado de trabalho seja objetivo primordial para os jovens do estado de Roraima.

Objetivos:

● Fomentar o interesse profissional latente e/ou iluminar os horizontes em concordância com suas habilidades e vocações.

● Estruturar reflexões sobre a importância de cursar uma graduação.

● Conscientizar o jovem acerca de sua escolha profissional

Alunos do Ensino Médio, matriculados nas escolas públicas do município de Boa Vista, preferencialmente cursando o 3º ano do Ensino Médio