Formação de facilitadores para desenvolvimento rural

Profa. Dra. Lelisângela Carvalho da SilvaCoordenadora do projeto.

A formação de facilitadores em Diagnóstico Rural Participativo (DRP) é um processo que visa capacitar indivíduos para auxiliarem comunidades rurais na identificação e análise de problemas e potenciais soluções em suas áreas. O DRP é uma abordagem participativa que envolve os membros da comunidade no processo de coleta de informações e na tomada de decisões relacionadas ao desenvolvimento rural. Durante a formação de facilitadores em DRP, os participantes aprendem as técnicas e metodologias do processo, incluindo o uso de ferramentas participativas, como mapas, diagramas, entrevistas e grupos focais. Eles também são instruídos sobre como conduzir sessões de DRP, facilitar discussões e promover a participação ativa de todos os membros da comunidade. Ao final, os participantes devem estar capacitados para facilitar processos de DRP em suas respectivas comunidades ou áreas de atuação.

Formar facilitadores com as habilidades e conhecimentos técnicos, necessários para realizar um diagnóstico rural rápido participativo eficaz, envolvendo a comunidade local no processo de identificação de problemas e soluções para o desenvolvimento rural. Dito isso, o Diagnóstico Rural Rápido Participativo (DRRP) é uma abordagem que visa compreender as condições rurais de uma comunidade de forma participativa e inclusiva. É uma metodologia que envolve a participação ativa dos membros da comunidade no processo de coleta de informações, análise de problemas e identificação de soluções. É utilizado em áreas rurais para obter uma compreensão mais abrangente das realidades locais, considerando as perspectivas e conhecimentos dos agricultores, líderes comunitários e outros atores locais. Ao envolver diretamente a comunidade, essa abordagem permite uma identificação mais precisa das necessidades, dos recursos disponíveis e das prioridades de desenvolvimento rural. Durante o processo de DRP, são utilizadas técnicas participativas, como entrevistas individuais, grupos focais, mapeamento participativo e diagramas sazonais, para coletar informações detalhadas sobre diversos aspectos, como agricultura, infraestrutura, recursos naturais, saúde, educação, entre outros. Nessa perspectiva, a formação de facilitadores em DRP é de suma importância, pois proporciona uma compreensão abrangente e integrada desses diferentes aspectos. Os facilitadores são capazes de facilitar discussões e análises que levam em consideração a interconexão entre os diversos elementos do contexto rural, permitindo o desenvolvimento de soluções mais abrangentes e sustentáveis, numa abordagem holística e integrada ao meio.

Objetivos

– Discutir e ampliar a compreensão do DRP e sua relação com desenvolvimento local.

– Apresentar o Diagnostico Rural Rápido Participativo e outras Metodologias Participativas.

– Identificar e selecionar ferramentas participativas de investigação

– Desenhar o processo de DRP.

Acadêmicos de áreas afins da Universidade Estadual de Roraima, Técnicos da Secretaria de Agricultura e sociedade em geral.